A história da criação do Graninha Kids

Hoje vou te contar a história da criação do Graninha Kids até chegarmos aqui no ano de 2021.

A empresa nasceu em 2017, com o objetivo de ajudar os pais a conversarem sobre dinheiro com os filhos desde cedo! O objetivo era (e ainda é) levar EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EMPREENDEDORA a todas as famílias do Brasil, de uma forma simples, prática e lúdica! Contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida em nosso país!

Mas a ideia começou a ser semeada muito antes de 2017!

A história começou após os 2 sócios fundadores, eu (Rodrigo Tomasi) e o Ricardo Fadini termos passado por dificuldades financeiras em nossas vidas e termos dado a voltar por cima! Cada um de um jeito diferente! Em paralelo vieram as crianças, que nos forçaram não somente a melhorar a nossa saúde financeira, mas também ensinar nossos filhos a crescerem sabendo lidar melhor com o dinheiro.

Eu e o Ricardo somos primos por parte de mãe, então sempre tivemos uma convivência bastante próxima, como irmãos mesmo. Depois da faculdade, cada um tomou seu rumo na vida e naturalmente nos afastamos um pouco, mas mantínhamos contato frequente. Com o tempo as conversas sobre trabalho e empreendedorismo foram aumentando e um tempo depois começamos a pensar em negócios que poderíamos tocar juntos.

Vou contar brevemente o que aconteceu com cada um de nós antes do Graninha Kids.

Minha história

Eu (Rodrigo) me formei em Ciência da Computação e trabalhei por 10 anos no mercado de tecnologia, como programador, analista de sistemas, gerente de projetos e finalmente executivo. Gerenciei projetos no Brasil e no exterior. Enfim, consegui subir com sucesso a “ladeira corporativa” e ganhava muito bem!

Entretanto, trabalhava muito, 12 a 16 horas por dia, final de semana e feriados, e viajava muito. Eu não reclamo disso, pois adorava o meu trabalho, mas quando meu primeiro filho nasceu eu percebi que não queira mais aquele estilo de vida para mim. Queria ter mais qualidade de vida, mais tempo ao lado dele, porém sem deixar de empreender e crescer profissionalmente!

Foi então que em 2010 tomei a decisão de sair da empresa que trabalhava. Vendi minha participação na sociedade e saí da empresa, com o objetivo de estar mais perto do meu primeiro filho que tinha acabado de nascer, e também de construir a minha própria história como empreendedor!

Fiz tudo errado, quebrei feio e perdi tudo, aí fui buscar as respostas para os erros que cometi (e foram vários). Não queira que meus filhos passassem pelos problemas que eu passei. Dei a volta por cima, paguei as dívidas, abri novos negócios e hoje sou um empreendedor e investidor muito melhor! E sempre aprendendo!

Sou pais de 2 meninos, nascidos nos anos de 2009 e 2014.

A história do Ricardo

O Ricardo nasceu e cresceu no interior do ES, na cidade de Colatina. Formou em Engenharia Elétrica em MG e foi trabalhar na área. Construir uma carreira de sucesso em multinacionais, com atuação tanto no Brasil como no exterior.
Apesar de ter um bom salário e um bom padrão de vida, desejava mudar, tanto no controle das finanças quanto no tempo de qualidade com a família. Trabalhava demais e sentia que estava faltando algo.

Pediu demissão, se desenvolveu em pessoas e finanças, e hoje é empreendedor e tem uma qualidade de vida muito melhor que no passado!

É pai de 2 gêmeas nascidas em 2010.

A hora da virada

Ao longo desta jornada estudamos muito, lemos inúmeros livros sobre finanças pessoais e empreendedorismo e fizemos vários cursos para melhorar o nosso relacionamento com dinheiro. E claro, fomos aprendendo com os (muitos) erros também!

Em 2015 fizemos um curso presencial com o autor do livro “Os Segredos da Mente Milionária”, o T. Harv Eker, que mudou suas vidas para sempre!

Nessa época eu morava em Vila Velha/ES e o Ricardo em Belo Horizonte/MG.

Começou a mesada

dinheiro debito ou credito
Depois disso em 2016 criamos um método prático para dar mesada aos filhos, ao invés do tradicional “toma aqui sua mesada e faz o que quiser com o dinheiro!” que muitos pais ensinam. O método ensina a criança a poupar, investir, doar e gastar de forma consciente, usando a mesada como ferramenta de ensino. Assim, começamos a aplicar com nossos próprios filhos, na época com 6 e 7 anos. Os resultados vieram de imediato! Desta forma nascia o Método dos 4 Potinhos!

Ainda em 2016 tínhamos estudado sobre marketing digital e começamos a pensar em criar algo para divulgar através da Internet. Nossos negócios na época não tinham presença na Internet e queríamos diversificar.

Escute sua esposa / marido!

Lembro de nessa época ter perguntado para minha esposa Marcela: “quero escrever um blog na Internet e ajudar as pessoas. Que tipo de conhecimento você acha que eu posso passar através da Internet? Algum assunto que seja diferente!”. Ela respondeu mais ou menos assim: “por que você não fala sobre o método que você aplica nos nossos filhos nas conversas sobre dinheiro?”. Gostei da ideia e comecei a escrever sobre isso em um blog pessoal. Tenho muito sorte de ter uma companheira que me apóia e sempre está ao meu lado!

Todo homem deveria fazer um filho, plantar uma árvore e escrever um filho.

As conversas com o Ricardo continuavam cada vez mais frequentes. Tínhamos trabalhado juntos entre 2015 e 2016 em um negócio de marketing de rede que não progrediu, mas que nos ajudou bastante a aprender mais ainda sobre marketing e vendas.

Foi aí que disse a ele da ideia da minha esposa de um blog sobre Educação Financeira infantil. Ele adorou a ideia e decidimos que íamos empreender neste ramo!

Curiosidade: de onde veio o nome Graninha?

Uma vez decidido que iríamos trabalhar com Educação Financeira e Empreendedora, partimos para a ideia do nome. O primeiro nome que surgiu foi “Porquinho Rico”, uma alusão ao cofrinho representado pelo porquinho. Não foi amor à primeira vista, então continuamos pensando. Com o intuito de encontrar o nome ideal, escrevemos várias sugestões no papel, porém nenhum foi escolhido!

Até que o Ricardo, voltando de uma viagem de carro com suas filhas pediu sugestões à elas. Uma de suas filhas disse “Graninha”. Adoramos o nome, foi amor à primeira vista! Colocamos o “Kids” no final para ficar fácil de entender que era algo para as crianças e surgiu o “Graninha Kids”.

A publicação do livro

história da criação do Graninha KidsEm 2017 criamos um blog no WordPress e escrevemos um livro chamado “Como dar mesada para seu filho” – no qual ensinávamos o “Método dos 4 Potinhos” – e publicamos gratuitamente na Internet. Demos o nome da empresa de GRANINHA KIDS, uma alusão ao dinheiro dos pequenos.

Se você não conhece o nosso método ou ainda não baixou nosso e-book, informe seu e-mail e clique no botão para efetuar o download do e-book Como dar mesada para o seu filho.

[Ebook] Como dar mesada educativa para o seu filho!

Nosso blog era bem amador, e foi aí que o Fabiano entrou na história.

Como o Fabiano veio parar aqui?

Alguns meses depois o Fabiano – que havia trabalhado comigo durante vários anos no mercado de tecnologia – se juntou ao projeto, ajudando no formato do blog, no planejamento e também na criação de conteúdo, elevando ainda mais a qualidade do nosso trabalho.

O Fabiano estava trabalhando na época em um projeto de um outro blog na área de administração e já conhecia bem os caminhos do WordPress. Além disso, tínhamos valores de família e criação de filhos muito parecidos. As peças se encaixavam. Tivemos uma longa conversa em um almoço e depois fizemos o convite para ele se juntar a nós no Graninha Kids.

Fabiano atualmente é Funcionário Público e pai de 2 meninos, nascidos em 2008 e 2014.

O curso DinDin

Em 2018, um ano depois do lançamento do site e da publicação do livro, gravamos o nosso curso DinDin – Dinheiro desde a infância, com vídeo aulas práticas sobre o método, materiais complementares e suporte direto aos alunos. O curso também foi um sucesso, com excelentes depoimentos dos clientes atestando a qualidade do produto! E assim surgiu o nosso primeiro produto pago!

O nome DinDin foi uma ideia do Ricardo, em uma alusão ao dinheirinho e também um acrônimo de DINheiro Desde a INfância.

Passado, presente e futuro

Ao longo dos 2 últimos anos (2019 e 2020) fomos escrevendo mais conteúdos ainda em nosso blog e ajudando várias famílias em todo o Brasil. Os depoimentos positivos não param de chegar e nos motivam ainda mais a continuar e melhorar o projeto!

Até hoje os 3 sócios são responsáveis pelo projeto e pelos conteúdos produzidos! Por isso, hoje o negócio é tocado em tempo parcial, mas com 100% de coração, pois adoramos o tema!

E aí, me conte nos comentários o que achou desta história da criação do Graninha Kids.

Para este e os próximos anos estamos preparando diversas novidades. Acompanhe a gente nessa jornada!

Um grande abraço!
Rodrigo

[Ebook] Como dar mesada educativa para o seu filho!

Crédito da Imagens: Freepik.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *