Livros sobre finanças: 5 dicas e 1 bônus

Muitos de nossos leitores pedem para darmos dicas de livros sobre finanças. Por isso, vamos fazer um artigo um pouco diferente. Vou compartilhar alguns livros sobre finanças que me influenciaram. Para todos os livros irei fazer um breve comentário. É apenas um pequeno registro trazendo algumas sacadas ou pontos interessantes.

O ideal é que você leia todos, pois um pequeno artigo como esse é impossível trazer toda a riqueza que contém um livro. Imagina seis livros. São livros que quando a gente está lendo acaba se interessando por um assunto que tem mais a ver conosco naquele momento. Por isso vale a leitura e até a releitura. Por exemplo, se estou atolado em dívidas é claro que darei mais atenção aos capítulos que falem sobre isso. Mas, se já estou com uma vida relativamente boa, financeiramente falando, irei me interessar mais por assuntos como investimento e liberdade financeira.

Existem muitos outros livros. Mas hoje vou destacar apenas alguns. Vamos aos livros:

Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

Se você já leu nosso e-book Como dar mesada para o seu filho sabe que o livro do T.Hark Eker é uma das principais influências aqui do Graninha Kids. Tanto que o Rodrigo e o Ricardo, meus sócios, estiveram no evento Millionaire Mind Intensive em São Paulo que contou com a presença do próprio Harv Eker.

A principal pegada do livro é abrir nossa mente para mudarmos a forma como fomos educados, principalmente por nossos pais, a lidar e nos relacionar com o tema dinheiro.

A grande maioria das pessoas tem pensamentos, crenças e hábitos que não as leva em direção ao sucesso financeiro. (se você foi criado de maneira diferente, parabéns! Saiba que você é exceção da regra).

Desta forma, o autor apresenta exercícios e dicas práticas para eliminar as experiências negativas do passado. Experiências relacionadas ao dinheiro.

Está ‘no forno’ um artigo mais elaborado sobre esse livro. Se tiver interesse deixe uma mensagem nos comentários abaixo, para a gente acelerar sua publicação. Esse assunto é importantíssimo, porque nós, pais e mães, não devemos deixar essa marca negativa na educação financeira de nossos filhos. Você pode estar fazendo isso sem nem perceber. Não se culpe, você está apenas repetindo aquilo que aprendeu com seus pais.

Por isso, coloque em prática o que ensinamos em nosso e-book e transforme o futuro financeiro do seu filho. Mas para isso acontecer você deve começar hoje.

ebook Graninha Kids

O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

Esse livro é antigo, foi escrito por volta de 1926. Isso mesmo! E ainda assim é um livro sobre finanças que pode ser considerado atual.

A grande sacada do autor foi utilizar a forma de romance para passar a informação sobre finanças. Utilizando como pano de fundo a lendária cidade da Babilônia de 8.000 anos atrás. Através de narrativas envolventes o autor nos vai dando dicas preciosas sobre educação financeira.

Os conceitos simples, mas poderosos, como, por exemplo, guardar 10% de seu salário nos são transmitidos num ambiente que nos remete aos escravos, príncipes, comerciantes e grandes caravanas que atravessam o deserto de épocas remotas.

As histórias são simples e nos prendem. Dependendo da idade do seu filho você pode ler para ele. Caso seja um pouco mais velho pode dar o livro para ele mesmo ler. Sua leitura é leve e de fácil assimilação. Os capítulos são curtos, então vale a pena ao final de cada capítulo bater um papo com seu filho sobre os principais assuntos.

Eu Vou te Ensinar a Ser Rico – Ben Zruel

Neste livro o autor traz uma série de dicas práticas para lidar com dinheiro. A narrativa é bastante interessante pois ele conta sua própria história de vida. Ele não é brasileiro, nasceu em Israel. E, sua aventura ao vir para Brasil teve altos e baixos. Até que finalmente conseguiu se estabilizar financeiramente.

Ao fazer seu relato traz dicas valiosas sobre educação financeira. Algumas já comuns em livros dessa natureza. Mas, também apresenta dicas bem peculiares e interessantes. Como por exemplo, a maneira prática para acabar com suas dívidas. (não vou contar aqui, vale a pena ler o livro).

Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

Esse foi o primeiro livro sobre o assunto que eu li. E já faz um tempinho. Mas vira e mexe dou uma folheada novamente. Ele é simplesmente um clássico no mundo de livro sobre finanças. Dez entre dez especialistas em educação financeira indicam esse livro. Já ultrapassou a marca de 9 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo.

O livro apresenta conceitos e dicas que já são tradicionais, tipo:

  • Os ricos fazem o dinheiro trabalhar para eles;
  • A educação financeira deve ser feita constantemente;
  • O mais importante não é o quanto você ganha, mas quanto você acumula;
  • Para acumular dinheiro você deve adquirir ativos. As pessoas pobres só têm despesas;
  • Aposentadoria não é parar de trabalhar. Na verdade, é não ter a obrigação de trabalhar, pois sua renda passiva está fazendo o trabalho duro para você.

Essa talvez seja a grande sacada deste livro. O conceito de Renda Passiva. É aquela renda advinda dos ativos que você acumula. Ou seja, ela rende dinheiro sem você ter que trabalhar ativamente. É o famoso dinheiro trabalhando para você.

Como Organizar Sua Vida Financeira – Gustavo Cerbasi

Cerbasi utiliza uma linguagem mais técnica, mas ao mesmo tempo simples e de fácil assimilação. Esse livro é um verdadeiro curso de como devemos manter nossa vida financeira organizada, ou seja, ele cumpre o que promete em seu título.

É um livro do tipo manual, que pode ser utilizado para consultar sobre determinado assunto. Ou seja, não precisa ser feita uma leitura linear. Mas, eu sugiro que a faça do início ao fim, para os assuntos serem absorvidos de maneira mais natural e lógica.

O livro é bastante completo. Dentre outros aborda sobre organização, planejamento, dívidas, investimentos, imposto de renda, e muito mais.

A grande vantagem dos livros do Cerbasi é o fato de ele ser brasileiro. Assim, ele escreve sobre a nossa realidade. A maioria dos livros sobre finanças são de escritores americanos. Isso faz com que parte dos assuntos fique um pouco fora do nosso cotidiano. Como é o caso do próximo livro que irei comentar.

Bônus: The Total Money Makeover Workbook – Dave Ramsey

Esse autor, o Ramsey, é bastante prático. Tem até um show ao vivo na internet no qual ele tira as dúvidas dos ouvintes. Mas, como não podia deixar de ser, ele fala da realidade dos americanos. Então, boa parte dos assuntos foge um pouco do nosso dia a dia. Por exemplo, ele fala bastante sobre imposto. Mas é a realidade dos norte-americanos.

Outro assunto que é uma das principais preocupações dele é a questão da faculdade dos filhos. Depois da casa própria, no caso hipoteca, a grana para a faculdade das crianças é uma grande preocupação. Isso porque nos EUA as principais faculdades são particulares e caríssimas.

Mas, mesmo assim, esse livro traz dicas interessantes. Ele tem um plano para as pessoas acabarem com suas dívidas que chamou de The Debt Snowball (algo como A bola de neve da dívida). Basicamente a ideia é acabar com as dívidas partindo da mais barata para a mais cara. Da maneira como ele ensina, a cada dívida quitada você consegue acumular mais dinheiro para saldar a próxima dívida. É bem interessante.

Livros sobre finanças: Mais do mesmo?

Mesmo tendo assuntos parecidos é muito importante estudar vários autores diferentes, pois cada autor tem o seu estilo. E a forma como tratam os problemas, bem como os exemplos, são específicos.

Vou destacar alguns pontos em comum que podemos perceber em todos os livros.

  1. Organização: ninguém consegue ter sucesso no mundo das finanças pessoais por acaso. E o primeiro passo é um mínimo de organização para começar. Não existe caso de sucesso financeiro no caos. Existem pessoas que ganham muito dinheiro e não sabem administrá-lo, mas alguém faz esse papel para elas. Ou um parente, tipo esposa ou marido. Ou então um profissional contratado.
  2. Dívidas: elimine-as o quanto antes. Negocie. Seja franco com seus credores. Faça um plano para acabar com todas elas de uma vez por todas. E depois que alcançar sucesso nessa empreitada nunca mais volte a contrai-las. Se não tem disciplina para ter um cartão de crédito, quebre-o. Sim, simples assim. Hoje o cartão ajuda demais nossas vidas, mas para isso é preciso ter disciplina.
  3. Fundo de emergência: também chamado de fundo de reserva por outros autores. Gosto de chamar de Reserva da Sono Tranquilo, pois é essa grana que irá fazer com que você deite a cabeça no travesseiro e durma o sono dos justos.
  4. Investimento: comece o quanto antes. Reserve parte de seus ganhos mensais para isso. E não deixe para investir o que sobrar. Nunca! É o famoso “se pague primeiro”. Assim que receber, separe a parte da grana a ser investida. As contas e demais despesas devem ser pagas com o que sobrar.

Cada um dos livros fala sobre esses assuntos. Alguns detalhando mais ou menos cada um deles. Alguns de maneira mais técnica, outros mais didática e até mais literária.

Não pare de estudar

O importante é não deixar de estudar sobre o assunto. Se ainda não tem esse hábito, não deixe pra começar amanhã. O melhor dia para você ter começado sua organização financeira foi quando recebeu sua primeira graninha. Seja uma mesada dos seus pais ou um dinheiro suado que ganhou vendendo picolé na praia. Lá atrás se tivéssemos esses conhecimentos sobre finanças teríamos deixado de dar muita cabeçada.

Quando leio e estudo sobre finanças pessoais eu sempre penso: “Por que não me ensinaram isso antes?”. Perdi tanto dinheiro ou melhor gastei de maneira equivocada. E é esse sentimento que nos fez criar o Graninha Kids e que nos move a cada dia.

Que nossos filhos aprendam sobre finanças pessoais o quanto antes. Para que, quando eles ganharem suas primeiras granas mais robustas, já saibam o que fazer. Assim, ao se tornarem adultos a boa saúde financeira já tenha se tornado um hábito.

Por isso, não pare de estudar. Existem vários outros livros sobre finanças. Alguns conceitos chave são básicos. Mas a vida é dinâmica. Por isso, cada livro apresenta uma história de vida diferente. São exemplos enriquecedores e técnicas para colocar o conhecimento em prática.

Em breve eu vou compartilhar com você outras dicas de livros. Mas me conte nos comentários qual foi o livro que marcou seu aprendizado sobre finanças? Tem curiosidade sobre algum outro livro? Deixe uma mensagem pois podemos já tê-lo lido. Talvez queira indicar um livro, compartilhe com a gente.

01 abraço e boas leituras,

Fabiano Hilário

 

2 Comentários

  1. Avatar

    Olá. Gostaria de saber se tem livrosido infantis falando sobre o assunto. Se não, vai lá minha sugestão para que o graninha kids faça um livro voltado para crianças. 🙂
    Eu tenho estudado bastante sobre esse assunto. Poderiam falar também sobre crenças limitantes sobre dinheiro. Tenho várias.

    Responder
    1. Avatar

      Olá Cristiane. Obrigado pelo comentário.
      Em nosso curso online (Dindin – Dinheiro desde a infância) temos vários materiais de apoio para os pais e mães. Entre eles um livro infantil escrito pela Juliana (esposa do Ricardo Fadini, meu sócio aqui no GraninhaKids).

      Se procurar na internet encontrará alguns livros para crianças, por exemplo, uma coleção chamada ‘Educação Financeira Para Crianças’.
      Mas, o mais importante é a prática.

      Então, utilizando o que explicamos em nosso ebook ‘Como dar mesada para seu filho’ dá para ter uma boa noção do que fazer. Depois disso é colocar em prática mesmo. Toda semana…..

      Caso precise se aprofundar mais, fique de olho em nosso curso (http://lp.graninhakids.com/espera).

      Quanto às crenças limitantes temos material sim. Estamos finalizando um artigo sobre isso. Sairá logo, logo. Mas se tiver mais dúvidas pode entrar em contato conosco (graninhakids@gmail.com).

      01 abraço e continue com a gente.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *