Por que ensinar seu filho a lidar com o dinheiro desde cedo?

Ensinar seu filho a lidar com o dinheiro. Este é um tema polêmico e infelizmente no Brasil não temos a cultura de conversarmos sobre dinheiro. Ainda mais com as crianças!

Lembro que meus pais falavam pouco sobre este assunto comigo e com minha irmã.

Mas isso aconteceu não por culpa deles, pois também foram criados desta mesma forma pelos pais deles.

Ou seja, a maioria dos pais não fala sobre dinheiro com os filhos desde sempre até os dias de hoje. Não é porque não se preocupam com o futuro deles, mas porque isso não se tornou hábito entre as famílias!

ensinar seu filho a lidar com dinheiro

Mas uma palavra que lembro bem daquela época é a mesada!

Era uma graninha que eu recebia “de vez em quando” para comprar alguma guloseima ou brinquedo. Mas não era de forma regular e também meus pais não me explicavam o porquê de eu estar recebendo este dinheiro e o que eu deveria fazer com ele.

Lembro de outra palavra muito falada em minha época de criança (hoje tenho 39 anos). A tal da poupança!

Só ouvia falar, mas não sabia o que era realmente. Somente quando fiquei mais velho é que fui saber que era um tipo de investimento que os pais usavam para juntar dinheiro e fazer o “pé-de-meia”.

Hoje em dia, a poupança já “não é lá essas coisas”, mas alguns pais ainda usam essa forma de investimento para aplicar uma graninha mensal para os filhos recém-nascidos, para que, quando fizerem 18 anos, paguem uma faculdade ou comprem um carro se passarem em uma universidade federal.

Não há nada de errado nisso. Mas o que estamos propondo é que os pais ensinem seus filhos a lidar com o dinheiro desde cedo e que não somente deem um dinheiro de vez em quando e pronto! Esta conversa semanal entre pais e filhos ajudará, e muito, no convívio e união entre família, além de gerar conhecimento financeiro para os pequenos.

Como ensinar seu filho a lidar com o dinheiro

A ferramenta que propomos para o início da educação financeira infantil de seus filhos será a mesada.

Pensamos em uma forma bem lúdica e divertida, na qual os pais conversarão com seus filhos sobre dinheiro semanalmente e dividirão a mesada em 4 potinhos, que são: Galinha dos Ovos de Ouro, Caixinha de Natal, Diversão e Doação.

Se ainda não baixou, clique na imagem para efetuar o download do ebook Como dar mesada para o seu filho.

ebook mesada

Veja também o infográfico que fizemos especialmente para explicar um pouco mais sobre o método dos 4 potinhos.

Os valores da mesada serão aqueles que os pais puderem dar, mas que seja toda a semana para criarem o hábito!

Será uma forma da criança conhecer sobre os tipos de dinheiro (cédulas e moedas), a contar o dinheiro, a imaginar um brinquedo que tenha vontade de comprar. Isso mesmo! Você explicará que, juntando um determinado valor por “x” semanas, ela conseguirá comprar aquela boneca que fala.

Aprenderão também a comprar sozinhas a pipoca na saída da escola e receberem o troco, além de ajudar as pessoas  que precisam com a graninha da doação!

E o mais importante: a graninha da “Galinha dos Ovos de Ouro”, com a qual aprenderão suavemente sobre investimentos e mais: que nunca deverão “matar a galinha”, e sim, viver dos ovos de ouro (juros).

Aos poucos, as crianças entenderão o valor que o dinheiro tem, aprenderão a economizar dinheiro e se organizar financeiramente com a graninha da mesada.

Para finalizar

Parece um assunto muito pesado, mas eu pratico este método de educação financeira infantil com minhas filhas de 6 anos há um ano, e o resultado é impressionante!

Será uma forma de vocês, pais, usarem o tempo que tem com seus filhos com mais qualidade, auxiliando para que o futuro deles seja mais promissor.

Nosso Brasil precisa, e muito, de pessoas com maior organização financeira, que saibam fazer um orçamento familiar ou um controle financeiro pessoal bem feitos.

Felizmente, algumas escolas já estão incluindo matérias sobre finanças para crianças. Mas isso ainda é muito pouco.

Por isso, ressaltamos que a educação financeira para crianças deve ser iniciada desde cedo pelos pais e, com isso, formaremos pessoas mais saudáveis financeiramente!

Até mais! Nos vemos em breve!

ebook-mesada

Imagens: créditos Freepick.

2 Comentários


  1. Parabéns por abordar um tema tão complexo e fazer com que o mesmo seja simples e eficaz para o crescimento econômico e financeiro das nossas crianças.

    Responder

    1. Olá Rafael,

      Agradecemos pelo seu comentário!
      A ideia é justamente essa: de iniciarmos um debate saudável sobre um tema que ainda é tabu no Brasil, onde os pais normalmente não conversam com os filhos sobre dinheiro. E queremos fazer isso de uma forma simples e lúdica.
      Nos conte como está sendo sua experiência!

      Abraços.

      Ricardo Fadini
      Graninha Kids

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *