18 dicas para fazer de seu filho um empreendedor

Empreender é uma palavra que está na moda! Todos querem ser empreendedores! Neste artigo vamos lhe mostrar 18 dicas para fazer de seu filho um empreendedor.

Antes de mais nada, vamos deixar claro o que é ser um empreendedor! Empresário e empreendedor são coisas diferentes.

Empresário é quem é dono de uma empresa. Empreendedor é um estilo de vida.

Segundo o dicionário Michaelis, empreendedor é aquele

Que se lança à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado, dinâmico.

Você pode ser empresário e não ser empreendedor, e vice-versa. É possível ser um funcionário e praticar o empreendedorismo dentro da sua empresa!

Isto fica mais evidente na geração digital, que querem mais liberdade e são mais desapegadas aos bens materiais.

E como preparar os nossos filhos para serem empreendedores?

Esta e outras respostas você pode encontrar no excelente livro “Educando Filhos para Empreender“, de João Kepler Braga. Com leitura fácil e objetiva, João Kepler fala de suas    próprias experiências com os três filhos que são empreendedores, além de dar dicas e mostrar aos pais que com propósito, disciplina e dedicação é possível tornar qualquer criança um empreendedor qualificado e preparado para enfrentar o mundo.

18 dicas para fazer de seu filho um empreendedorSe interessou? Quer adquirir o seu? É só clicar no link.

Kepler dá dicas de como estimular seu filho a empreendedor desde cedo. Vamos lá.

18 dicas para fazer de seu filho um empreendedor

1 – Monte um ambiente em casa propício ao desenvolvimento do empreendedorismo e da criatividade do seu filho

Estimule seu filho a participar das decisões da casa, como por exemplo para onde será a próxima viagem da família. O mais importante será ele participar do planejamento financeiro da viagem. Sendo assim conhecerá os custos do passeio e ajudará na economia para que esta viagem seja um sucesso!

2 – Converse sobre problemas corriqueiros do dia a dia e dê exemplos de como enfrentá-los desde cedo

Não adianta tentarmos esconder um problema de nossos filhos. Eles sentem e já percebem que há algo de errado. Se há um problema financeiro, o ideal será mostrar claramente que a ajuda dela será importante para ajudar na economia de energia, por exemplo. Compartilhar os desafios em família ajudarão no crescimento da criança.

3 – Depois de descobrir suas ideias, estimule os sonhos dele

Conversar sobre assuntos que nossos filhos não vêem na escola, tais como negócios e empreendedorismo, ajudará a criança a aflorar seus sonhos e vontades. Mostrar um vídeo ou contar uma história de sucesso ou até mesmo fracasso ajudará seu filho a aprender sobre coisas fora do padrão. A inspiração virá com o tempo!

4 – Não dê dinheiro ou coisas materiais demais pra compensar nada. Não faça chantagens!

Esta atitude só fará com que seu filho cresça pensando em fazer as coisas por dinheiro. Arrumar a cama ou levar seu prato para a pia é obrigação e não uma ação diária que mereça recompensa.

5 – Não deixe que eles saibam que a herança que você pode deixar será suficiente para deixá-los totalmente tranquilos e acomodados. A maior herança que os pais podem deixar para os filhos é a educação!

A educação é o bem mais valioso que os pais podem deixar para seus filhos. Desta forma ajude seu filho a aprender sobre dinheiro desde cedo. Aprender a empreender e a realizar bons investimentos fará com que ele cresça saudável financeiramente, com os conceitos e atitudes vencedoras, sem precisar de sua herança no futuro.

6 – Mostre o que é e como praticar a resiliência, ou seja, como é importante ter a capacidade de se adaptar às situações e às mudanças

Nossas crianças estão crescendo em um cenário político-econômico turbulento, onde várias grandes empresas brasileiras, políticos de renome e grandes caciques estão sendo presos ou investigados por corrupção. A todo momento nossos filhos estão ouvindo nossas conversas ou a TV falar sobre Impeachment e novas delações. Porque não aproveitar o momento ruim para explicar sobre o que está acontecendo para nossos filhos e mostrar que isso é necessário para nosso país crescer novamente. E que para isso teremos que se adaptar ao novo cenário que está por vir. Eles começarão a entender…

7 – Destaque e valorize as virtudes e qualidades do seu filho

Valorize as virtudes e as qualidade da criança. Ensine-a a aprender a se autoavaliar de tempos em tempos e ajude-a a gerenciar suas limitações. Muitos pais costumam elogiar os aspectos que se orgulham e não investigam a raiz do problema de suas limitações. Conhecer estas limitações o ajudarão a crescer!

8 – Estimule a liderança e o respeito às opiniões contrárias às suas

Ensine seu filho a ter opinião própria, mas também que é importante aceitar quando comete algum erro e a respeitar a opinião do próximo. Ensine que o diálogo é sempre a forma mais suave de se decidir as coisas.

9 – Aprender a trabalhar em equipe e estimular convivências saudáveis e produtivas

Ensine a seu filho que o trabalho em equipe é importante e que ajudará no crescimento dele em um grupo e na sociedade. Mostre para ele que a força e união de um grupo é mais forte do que a ação de uma única pessoa.

10 – Converse sobre negócios com seu filho e mostre a eles coisas fora do padrão da escola

Seu filho precisa saber que o aprendizado da escola é importante, mas que não é tudo! Infelizmente os estímulos para o empreendedorismo não são ensinados na escola. Por isso este embrião deve ser iniciado em casa pelos pais, conversando sobre os negócios em casa, jogando algum jogo de tabuleiro que exercite o aprendizado com o dinheiro, por exemplo.

11 – Mostre a ele que existem outros caminhos além do emprego formal

Falar abertamente sobre ter um negócio próprio desde cedo ao invés de trabalhar para os outros é uma forma de mostrar para seu filho que há outra solução além da “famosa” carteira assinada! Fale claramente para ele as vantagens e também desafios de ter um negócio próprio!

12 – Nada, absolutamente nada, vem de graça. Ensine a ele o valor do dinheiro desde cedo

Porque não mostrar os boletos da escola, futebol, água, energia, condomínio, natação, etc… para seu filho?

Isso fará com que ele entenda o valor do dinheiro e o esforço dos pais para conseguirem mantê-los.

13 – Seu filho precisa saber que, ao longo da sua vida, além dos aplausos, ele também receberá muitas vaias. Prepare ele para lidar com as críticas que virão

Ensinar esta realidade de que nem tudo são flores fará com que seus filhos cresçam já sabendo que isso é normal. Conte um exemplo de sua vida profissional para ele e o que aconteceu.

14 – Tente ser um mentor e não somente um professor

Seja um mentor para seu filho, propondo desafios e não somente contando uma história que aconteceu ou o método de outros. Estimule a criança a pensar e agir de forma diferente dos outros. Com isso terá resultados diferentes de quem só faz a mesma coisa!

15 – Faça com que eles se preocupem com os outros, que tenham empatia

Ensine pelo exemplo mostrando que você se preocupa com as pessoas. Faça doações e estimule que seu filho contribua também. Assim enxergarão importância de ajudar as pessoas que mais necessitam sem esperar nada em troca.

16 – Saia de cena de vez em quando e deixe seu filho ser proativo. Não faça tudo para ele, deixe ele se virar sozinho

Às vezes pensamos que como pais precisamos fazer de tudo para nossos filhos. Queremos o bem deles, mas é importante “deixá-los se virarem” de vez em quando. Com isso terá mais segurança e atitude das próximas vezes que for realizar alguma atividade sozinho!

17 – Seja um exemplo para seu filho. Eduque pelo exemplo e faça o que você fala

Nunca fale uma coisa e faça outra na frente de seu filho. Eduque pelo exemplo! Não caia em descrédito! Seu filho irá perceber e seguirá seu “mau” exemplo!

18 – Converse sobre assuntos diversos com seu filho. Fuja do padrão “como foi na escola hoje?” Estimule a curiosidade!

Fuja da rotina! Ao pegar seu filho na escola, pergunte qual foi a situação mais engraçada que aconteceu na aula, ou o que ele mais gostou na aula de português. Estimule a conversa e faça-o pensar!

18 dicas para fazer de seu filho um empreendedor
Se interessou? Quer adquirir o seu? É só clicar no link.

Se ainda não o fez, você deve baixar e ler nosso ebook: Como dar mesada para o seu filho.

ebook mesada

Imagens: créditos Freepick.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *