O método dos 4 potinhos e controle financeiro

Assim que os pais aprendem sobre o método dos 4 potinhos e começam a colocá-lo em prática com seus filhos surge uma dúvida:

Como controlar a graninha em cada potinho?

É sobre o controle financeiro que iremos explicar nesse artigo.

Se ainda não o fez, você deve baixar e ler nosso ebook. Informe seu e-mail e clique no botão para efetuar o download do e-book Como dar mesada para o seu filho.

[Ebook] Como dar mesada educativa para o seu filho!

Controle Financeiro

Como disse anteriormente, é necessário já ter lido nosso ebook e, preferencialmente, ter começado a colocar em prática o método dos 4 potinhos antes de dar continuidade a esse leitura.

Em resumo, a criança terá 4 potinhos para guardar sua graninha. Cada pote com sua destinação específica:

  • Galinha dos Ovos de Ouro
  • Carteira da Diversão
  • Caixinha de Natal
  • Doação

Utilizando o método dos 4 potinhos, a mesada é dada a cada semana. Ou seja, é uma ‘semanada’.

Mas, caso você dê a mesada com outra frequência, também poderá utilizar nosso método de controle financeiro.

#1 – Importância do controle financeiro

O objetivo de utilizar o nosso método dos 4 potinhos não é juntar dinheiro.

Hã? Como assim Fabiano? Pirou?

Não, não pirei. O objetivo principal do nosso método é ensinar seu filho a lidar com o dinheiro. Ou seja, o fato de juntar dinheiro é uma consequência da aplicação do método.

Então, para ensinar é preciso dedicação. E será através do CONTROLE FINANCEIRO que você poderá:

  • passar valiosas informações às crianças;
  • tirar as dúvidas que surgirem no período;
  • verificar como está o real entendimento do criança em relação ao método dos 4 potinhos;
  • ensinar ou verificar como está nível de conhecimento aritmético do seu filho;
  • a demonstrar para a criança a ‘mágica’ do crescimento da graninha dos potinhos.

#2 – Local e Horário

tempo de qualidade com a família

Reserve um local e horário determinados para realizar o controle financeiro. Coloque em sua agenda e mantenha esse compromisso semanal.

No meu caso faço todas as segundas à noite. Prefiro o final do dia porque tenho outro filho pequeno, o Pedrinho. Ele ainda não compreende tudo e acaba nos atrapalhando. O Pedrinho tem apenas três anos.

Mas, há relatos de pais que aproveitam o momento do controle financeiro para que o filho mais velho ensine o método dos 4 potinhos ao mais novo. Com certeza utilizarei essa tática com o passar dos anos.

Eu realizo o controle às segundas-feira, pois como diz a música “dinheiro na mão é vendaval”. Ou seja, se dou a graninha em uma sexta-feira, por exemplo, aumentam as fontes de gastos devido ao final de semana.

Procure um local reservado e sem distrações.

E, muito importante, faça com que esse momento seja prazeroso. Não seja imperativo. Ouça seu filho com atenção. Se for o caso mostre algum vídeo, leia o trecho de um livro, termine com um lanche gostoso…. Lembre-se que seu filho ainda é uma criança.

#3 – Entrega da Mesada e Controle Financeiro

Aproveitamos o momento da entrega semanal da graninha para realizar o controle financeiro.

Testamos algumas outras manerias, mas o que realmente funcionou foi entregar a graninha e fazer o controle de quanto tem em cada potinho toda semana.

Isso contribuiu para facilitar o método. Tentamos criar um dia do mês só para isso, mas não foi muito eficaz. Já temos os encontros semanais para dar a graninha, então criar mais um dia para realizar o controle financeiro não foi muito bom.

Apesar de ser um curto período de tempo para nós adultos, para as crianças não é. Uma semana para eles às vezes é uma eternidade.

E, também evita com que percamos o controle, caso a graninha de um potinho esteja sendo gasta ‘indevidamente’ para outro objetivo, por exemplo.

#4 – Controle financeiro em conjunto

Nem pense em deixar o controle fincanceiro por conta do seu filho! Se para alguns adultos já é complicado, imagine para as crianças.

Como dito anteriormente esse momento é primordial e deve ser feito com o adulto e o filho. Sem exceção!!!

Uma tática que sugerimos é alternar entre o pai e a mãe. Ou seja, essa semana o pai faz o controle e na próxima é vez da mãe. E depois um encontro com o pai e mãe juntos com os filhos, se possível. E assim sucessivamente.

Essa estratégia é muito interessante porque aumenta a participação de todos da família. Geralmente tem um responsável (ou pai ou mãe) que acaba deixando mais para outro cuidar dos assuntos financeiros da família. Assim, ao utilizar essa estratégia em conjunto o responsável menos ligado à vida financeira acaba participando também. Isso é muito comum.

#5 – Controle financeiro na prática

ensinar seu filho a lidar com dinheiro

Tá bom, sei que você já entendeu e está se perguntando: o que devemos controlar?

Nossa premissa é sermos o mais simples possível. Logo, não iremos controlar o tipo de despesa, categoria de gastos, o que a criança comprou, em qual loja,…

Não! Lembre-se que estamos em uma etapa anterior. Estamos ensinando as crianças os primeiros passos com o dinheiro. Esse tipo de controle se dará em um período posterior.

Nossa meta é controlar quanto tem em cada potinho. Então, se tudo ocorrer dentro da normalidade o que deve acontecer é:

  1. Atualizar o valor do potinho da Galinha dos Ovos de Ouro com o valor da semana.
  2. Acrescentar ao potinho Doação o valor da semana e diminuir caso ouve alguma doação. O mesmo com a Caixinha de Natal.
  3. No caso da Carteira da Diversão a gente só anota o valor atual do saldo mais o valor a acrescentar da semana. Não fique questionando com o quê e como foi gasto essa graninha. A Carteira da Diversão existe para isso pois já é complicado para o seu filho ver os outros potinhos com dinheiro e não poder gastar. Se além disso, a gente ficar dando sermão em relação ao gasto com a Carteira da Diversão, é muito provável que método não será tão eficaz.

Mas na prática não é bem assim. Você sabe que uma graninha de um potinho pode não estar mais lá. Então, no início devemos contar o valor de cada potinho, depois acrescentar o valor da mesada do dia.

Aí entra o trabalho do responsável: verificar se os valores estão condizentes com o que deveria e, caso tenha alguma divergência, realizar a análise:

  • Houve doação no período? Se sim justifica o motivo de ter diminuído o valor desse potinho.
  • O mesmo para o potinho da Caixinha de Natal. O valor está diferente porque chegou o momento de realizar uma compra. Aí tudo bem.
  • Não houve doação e não era época de realizar uma compra com a caixinha de natal. Opa, temos um problema. Converse com seu filho, com calma. Encontre o motivo do desvio. Mostre que não é assim que deve ser gasto o dinheiro do potinho com o desvio. Converse, converse, converse. Para isso que estamos utilizando o método: para ensinar!

Logo, controlamos basicamente quanto tem em cada potinho naquele dia. Parece pouco quando pensamos em controle financeiros mais complexos. Mas deixe isso para uma outra fase.

#6 – Planilha de Controle Financeiro

Esse é um exemplo de planilha que utilizamos para controlar a graninha.

Controle Financeiro

Dessa forma, acreditamos que estamos ensinando para as crianças de uma maneira simples e prazerosa. É uma maneira que encontramos para aumentar a motivação e facilitar o acompanhamento das crianças.

Clique na imagem para baixar o formulário e preencha junto do seu filho ou sua filha.

Depois guarde em um local de fácil visibilidade, pois na próxima semana tem mais.

Um grande abraço,

Fabiano Hilário

Informe seu e-mail e clique no botão para efetuar o download do e-book Como dar mesada para o seu filho.

[Ebook] Como dar mesada educativa para o seu filho!

Imagens: créditos Freepick.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *