Como encontrar o equilíbrio entre trabalho, dinheiro e tempo de qualidade com a família?

Acredito que todos os pais já pensaram neste assunto, pelo menos uma vez na vida! Como encontrar o equilíbrio entre trabalho, dinheiro e tempo de qualidade com a família?  Um dilema que muitos pais e mães sofrem diariamente.

Sair cedo de casa com os filhos dormindo e retornar para o lar-doce-lar e novamente encontrar com eles, ou já dormindo ou com os “faróis baixos”. QUEM NUNCA!

Isso aconteceu comigo em 2007, quando eu e minha esposa nos casamos. Eu trabalhava muito neste momento, já pensando que nos próximos anos teríamos filhos e precisaríamos de um local legal para morar. Entrava muito cedo e saía muito tarde do trabalho para ganhar “horas extras”. E nos finais de semana também trabalhava, pois a empresa pagava 100%!

Trabalhei de turno e comecei também a ganhar bastante experiência tanto na área técnica quanto no relacionamento com pessoas! Mas chegava em casa “moído”! Pouco tempo com a esposa…

Por outro lado minha esposa também estava trabalhando demais!

tempo de qualidade com a família - cansado

Apesar da “correria” e do salário baixo, eu procurava fazer um controle rígido do que recebíamos x gastos mensais e já sabia o que teria para poupar no final do mês. Foi assim que de pouco em pouco conseguimos comprar nosso primeiro apto de 2 quartos financiado em “mil anos” e nosso primeiro objetivo tinha sido alcançado. Logo viriam outros!

Não foi fácil, e não me arrependo deste momento de esforço longe de casa, pois estávamos começando nossa vida a dois e logo viriam os filhos.

E agora?

tempo de qualidade com a família - gemeasO próximo objetivo era ter filhos e elas vieram, em dobro!!! Em 2010. Lindas filhas Gio & Iza para abrilhantar nossos dias!!!

Imaginem a cena quando o médico disse que eram DUAS! Logo imaginamos e lembramos da famosa frase: Gêmeos são trabalho em dobro, gastos em dobro!!!

Ouvi isso centenas de vezes! Realmente o tempo e os gastos são proporcionais ao esforço, mas sobrevivemos!

Resumindo, nos reestruturamos e escrevemos os próximos planos para o futuro, pois agora o objetivo era dar o melhor futuro para nossas crianças.

Mas novamente não foi fácil, pois eu e minha esposa estávamos crescendo na carreira e as pequenas também estavam crescendo e necessitavam de mais atenção, e não tínhamos parentes próximos para nos ajudar.

Infelizmente eu não tinha outra opção a não ser trabalhar muito para pagar as contas e com o que “sobrava” , fazer uma poupancinha pensando no futuro. Como encontrar o equilíbrio para esta equação?

Tentando organizar a “casa”

Infelizmente não existe uma fórmula mágica!!!

Existe sim atitudes que farão com que você se organize melhor, tanto na área financeira quanto em seu tempo, para que possa usufruir mais tempo de qualidade com sua família. Foi desta forma que fizemos.

Nosso trunfo era que já tínhamos o hábito de poupar e cuidar de nossos gastos mensalmente.

Em paralelo, pensando no tempo de qualidade com a família, não ia mais de carro para o trabalho. Utilizava o ônibus da empresa, pois não ficava estressado com o trânsito, poderia descansar e também estudar no trajeto. E o melhor, saía no horário para não perder o ônibus!

Nestes primeiros anos das meninas, apesar de ter atingido um cargo de gerente na empresa e ganhando mais, não estava feliz, pois não conseguia passar um tempo de qualidade com meus três amores.

Tempo de Qualidade

Já estava ficando doente … mas no final de 2013 coloquei mais uma meta, de buscar um trabalho com horário flexível onde eu poderia passar mais tempo com elas, mesmo que eu ganhasse menos!

Foi assim que em 2014 consegui mudar! Mas ouvi de várias pessoas que eu estava ficando doido, em pedir demissão e jogar quase 10 anos de “estabilidade” em uma empresa grande e ótima para me aventurar!

Fui em frente e não me arrependo!

Hoje tenho tempo de qualidade com elas, apesar de viajar bastante a trabalho. Somos muito unidos e parceiros. Nossas escolhas são em prol da família.

E continuamos a planejar nosso futuro juntos.

Tenho certeza que todo o esforço, aliado com planejamento e metas são os pilares para encontrar o equilíbrio entre tempo/finanças com o bem-estar em família. Se não fosse isso, talvez eu não estaria escrevendo este artigo hoje. Poderia estar na corrida dos ratos sem rumo…

tempo de qualidade com a família - qualidade

Ensinando o que aprendi

Hoje a Gio & Iza já estão aprendendo a organizar a mesada delas utilizando o método dos potinhos do Graninha Kids.

De uma forma lúdica e tranquila estamos ensinando para elas como lidar com dinheiro desde cedo. Com isso crescerão com o hábito de poupar e investir o próprio dinheiro.

Não sabia deste método lá no início dos anos 2000, mas tenho certeza que este hábito de cuidar de minhas finanças me ajudou bastante a ter mais segurança financeira atualmente. Não “sobrava” quase nada, mas o hábito de poupar me fez enxergar longe e ter mais segurança em planejar meu futuro em família.

Procure ficar mais tempo de qualidade com sua família. Ensine, brinque, eduque, se divirta! Seus filhos irão agradecer no futuro!

Quer aprender mais sobre o método do Graninha Kids?

Faça o download de nosso ebook “Como dar mesada para seu filho”.

ebook mesada

Imagens: créditos Freepick.

Até mais!

Ricardo Fadini

Graninha Kids

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *