O Preço do Amanhã – Tempo É Dinheiro, De Verdade!

E se você morasse num lugar onde comprasse pão ou pagasse a escola de seu filho com tempo? No filme “O Preço Do Amanhã” esse lugar existe! Veja o que ele tem a ver com educação financeira.

Duas pessoas falaram pra eu assistir “O Preço do Amanhã”: primeiro foi um dos meus mentores do mercado financeiro e depois um grande amigo. Então eu resolvi ver o filme, pois quando pessoas que a gente admira nos recomendam alguma coisa a gente acaba experimentando.

Assisti junto com a minha esposa e ele é um filme de ficção científica que se passa em um futuro imaginário, cujo enredo é o seguinte: não existe mais dinheiro. Não existe mais moeda, não existe mais cartão de crédito…

E como que as pessoas fazem para trocar produtos e serviços? Por tempo!!! O tempo é a moeda. Daí vem o nome do filme, “O preço do amanhã”.

Então, se você quiser fazer uma compra ou se quiser fazer uma venda deve pagar e receber em tempo.

No filme as pessoas vivem até os 25 anos e quando elas completam essa idade param de envelhecer. A partir daí um relógio interno ao corpo começa a contar quanto tempo falta para acabar a vida delas e ele é como se fosse um relógio de pulso. Ele fica à vista da pessoa o tempo inteiro, marcando quanto tempo ainda resta de sua vida.

O Preço do Amanhã
Vou Morrer Daqui A Quanto Tempo?

Logo, as pessoas querem ganhar mais tempo para viver mais. E como se ganha tempo? Da mesma maneira que ganhamos dinheiro hoje: vendendo alguma coisa. Seja seu trabalho ou seja um produto. Então a maioria das pessoas trabalham desesperadamente para ganhar mais tempo.

Tem uma cena, em uma fábrica, na qual as pessoas passam no RH e, ao invés de receber um cheque, a pessoa recebe crédito de tempo em seu relógio.

Ainda existem as castas ou classes sociais. Porém, o mundo não tem mais países. Na verdade, existe a divisão apenas por fuso horário.

Os pobres têm muito menos tempo e então é aquela história de vender o almoço para pagar a janta. Tem gente que todo dia está pela hora da morte: tem que trabalhar, tem que sair, tem que ficar correndo atrás de tempo o dia inteiro.

Também existem os ricos. Aqueles que possuem décadas e até séculos de vida já garantida e assim eles não têm problemas com o tempo.

Enfim, tudo é por tempo.

  • A pessoa vai andar de ônibus, quanto custa a passagem? 2 horas!
  • Quer comprar um carrão, quanto custa? 5 anos!

E o filme vai desenrolando em torno dessa ideia.

Achei “O Preço do Amanhã bem interessante! E, claro, não vou contar o final da história. Recomendo que assistam, pois é um filme bem legal! Ele foi lançado em 2011.

Mas quais foram as sacadas que eu absorvi? Tanto em relação a obra, quanto em relação ao Graninha Kids? Ou seja, como ela pode nos ajudar na educação de nossos filhos?

Sacada #1 – Excesso de Tempo Pode Ser Um Problema.

Quem assistir ao filme vai entender. Mas basicamente, trazendo para nossa vida atual, são aquelas pessoas que aposentam cedo e entram em depressão devido a ociosidade. Logo, não necessariamente, excesso de tempo é uma benção. Pode até ser um problema caso a pessoa não se ocupe com o tempo que tem disponível.

Às vezes temos muito a ilusão de querer aposentar o quanto antes. Mas pode acontecer da pessoa se aposentar e não se planejar para isso e acaba ficando com pouca grana para curtir a vida ou tem que complementar a renda e para isso voltar a trabalhar. Ou ainda acaba se contentando com uma vida com poucas experiências, já que não tem dinheiro para viajar e os gastos no final da vida costumam aumentar. Por exemplo, o gasto com saúde.

Logo, fique ligado que excesso de tempo pode ser um problema. Por isso, planeje sua aposentadoria. Converse sobre isso com seus filhos, lógico que de acordo com maturidade de cada um.

Lembre-se que no Método dos 4 Potinhos existe o potinho da Galinha dos Ovos de Ouro, que é o pote da liberdade financeira. Essa é a conta que vai te dar tempo e tempo vai te dar liberdade. Liberdade para que você não precise trabalhar por obrigação, não precise trabalhar ‘só’ pelo dinheiro. Você irá trabalhar com as coisas que você gosta.

Se ainda não baixou nosso e-book, clique na imagem para efetuar o download do e-book Como dar mesada para o seu filho.ebook Graninha Kids

Sacada #2 – Dê Tempo Para o Seu Filho

Hoje nessa vida muito corrida, às vezes acabamos colocando as crianças em várias atividades. Aula de inglês, aula de natação, aula de balé, futebol, tênis, … E a criança fica sem tempo para brincar, sem tempo para exercitar sua criatividade. Sem condição de experimentar a coisa mais valiosa da vida que é o tempo.

Você está dando tempo para o seu filho?

O que você está fazendo para que o seu filho tenha mais tempo (de qualidade) no futuro?

O que você está fazendo para que você tenha mais tempo no futuro?

Veja aqui um pouco sobre como nossos filhos irão se aposentar.

Acabou Meu Tempo

O Preço do Amanhã

Por enquanto é isso!

Queria compartilhar essas duas sacadas com vocês. Mas não deixem de ver o filme. É muito bacana. Clique aqui para saber mais sobre o filme.

Quem tiver mais algum insight compartilha com a gente nos comentários.

Se tem alguém que você conheça que precisa dar uma lida nessas sacadas, compartilha esse artigo com ela.

Tempo é dinheiro! Tempo é coisa mais preciosa do mundo!

Um grande abraço e até breve!

Rodrigo Tomasi
Co-fundador do Graninha Kids

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *