Os segredos da mente milionária e o futuro do seu filho

os segredos da mente milionáriaVocê já leu o livro Os segredos da mente milionária? Conhece esse livro?

Sabia que você pode estar acabando com o futuro financeiro do seu filho? Fique comigo até o final que irei lhe mostrar como os nossos hábitos financeiros irão influenciar o futuro de nossos filhos. Da mesma forma que os hábitos dos seus pais podem ter feito um estrago na maneira como você lida com o dinheiro hoje.

As ideias e práticas propostas nesse livro vão te mostrar como sair dessa armadilha e como ajudar a transformar o futuro financeiro do seu filho. Não vou fazer um resumo completo do livro. Pois prefiro que você vá direto à fonte. E quem sabe tenha sacadas diferentes das minhas.

O autor: T. Harv Eker

Sim, esse é nome do autor do livro Os segredos da mente milionária. Pode soar um pouco esquisito para nós brasileiros. T. Harv Eker é um canadense multimilionário. Pois é, multimilionário. Ele mesmo se autodenomina assim. Porque milionário para alguns americanos já é pouco. 😉

Ele nasceu no Canadá, mas mudou ainda criança para os Estados Unidos. Até por isso a maioria das pessoas acredita que ele seja americano. T. Harv começou sua carreira por baixo. O pai dele era um pequeno construtor e nunca teve uma vida financeira estável. Sua família passava períodos com a grana bem curta, e outros períodos tinham mais dinheiro.

No livro T. Harv conta que abriu e fechou vários negócios. Em bom português ele faliu várias vezes. Até o dia em que ele conheceu um bem sucedido amigo do seu pai. Pois bem, não vamos entrar em muitos detalhes. Mas, é esse amigo do seu pai que inicia a virada na vida de T. Harv. Quando lhe conta que para se tornar milionário devemos pensar como um milionário.

A partir desse momento T. Harv correu atrás de conhecimento. Depois passou a colocar em prática tudo aquilo que aprendeu. E, no final transformou sua vida ao alcançar seu primeiro milhão. A partir daí, começou a ensinar as pessoas como alcançar o mesmo resultado que ele obteve. Até que materializou esse conhecimento em seu mais famoso livro: Os segredos da mente milionária.

A seguir vou compartilhar com vocês alguns conceitos, ideias e sacadas deste livro. Mas espero que ao final do artigo você se anime a ler o livro, pois é muito bom.

Metáfora da árvore

os segredos da mente milionáriaO autor começa o livro utilizando a metáfora da árvore para mostrar a importância de se realizar mudanças profundas em nossos hábitos.

Podemos resumir a metáfora da árvore da seguinte maneira: as raízes e as sementes é que são responsáveis pelos resultados. Mas, o problema é que “a maioria de nós dedica mais atenção aos resultados”.

Então para você mudar o seu resultado é necessário tratar bem aquilo que está escondido (as raízes). Bem parecido com aquela famosa frase do Albert Einstein (não sei se é dele mesmo): “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!”

Então, você tem se preocupado com as suas sementes e as suas raízes? Ou você fica analisando apenas os seus resultados? São pequenos detalhes que fazem toda diferença. E, muitas vezes detalhes simples. Mas que deixamos de lado. 

Para produzir novos frutos você deve plantar novas sementes. E lembre-se de adubar bem as suas raízes.

Condicionamento Atual

os segredos da mente milionária

Está tudo bem até aqui? Então vamos seguir mais um pouco.

Agora T. Harv Eker vai nos mostrar que os nossos pensamentos são as principais causas (sementeraiz) de nossos resultados. Isso mesmo!!!

Para ele são nossos pensamentos que moldam nossos sentimentos. E os nossos sentimentos determinam nossas ações. E, por fim, são essas ações que nos levam aos nossos resultados.

Isso é o que o autor chamou de Programação ou Condicionamento. E pode ser resumido da seguinte maneira:

Pensamento -> Sentimentos-> Ações = Resultados

Ou ainda mais resumidamente:

P -> S -> A = R

O fato é que o seu pensamento, seus sentimentos e suas ações determinam o seu caráter e, consequentemente, as suas crenças. E, logo, são esses os fatores que determinam o seu grau de sucesso.

Você já parou para analisar qual a sua programação atual? No caso em relação às finanças. Pois temos programação ou condicionamento para as mais variadas áreas de nossas vidas.

Novo Condicionamento

Bem, acho que já ficou claro que seus hábitos financeiros são influenciados diretamente pelo seu condicionamento atual. Mais uma vez: P -> S -> A = R.

Então, para conseguir novos resultados a gente precisa do quê? De um novo condicionamento ou uma nova programação mental.

Tome nota desta dica do T. Harv:

Se você quer passar para um nível de vida mais elevado, tem que estar disposto a abrir mão de alguns dos seus velhos modos de ser e pensar e adotar novas opções.

Por tanto, se quer produzir novos resultados comece alterando a sua forma de pensarA nova programação ou recondicionamento produzirá o seguinte resultado:

Nova Programação -> Novos Pensamentos -> Novos Sentimentos -> Novas Ações = Novos Resultados

Qual o seu modelo financeiro?

Para T.Harv o modelo financeiro de uma pessoa consiste numa combinação dos seus pensamentos, dos seus sentimentos e das suas ações em questão de dinheiro.

Pare um pouco de ler esse artigo. Pegue um pedaço de papel, uma caneta e escreva como você acha que é o seu modelo financeiro. Vamos lá! Lembre-se que só podemos mudar aquilo que conhecemos.

Anteriormente vimos que nossos resultados se iniciam em nossos pensamentos. Por tanto, se pretendemos ter novos resultados precisamos alterar nossa maneira de pensar. Certo?

Mas qual deverá ser a nossa nova maneira de pensar. Segundo T. Harv Eker esse foi o grande ensinamento do bem sucedido amigo do seu pai. Se pretende ter resultados financeiros elevados deve imitar a maneira de pensar dos ricos e milionários.

E qual seria essa maneira de pensar e agir dos ricos?

A seguir um infográfico que nossa equipe preparou com carinho para você. Nele apresentamos alguns dos modos de pensar e agir que distinguem os ricos das outras pessoas. T Harv Eker detalha com calma cada um deles no livro Os segredos da mente milionária.

os segredos da mente milionária

Os segredos da mente milionária e nossos filhos

os segredos da mente milionária

É importante destacar que nossa programação também é influenciada pelo meio em que vivemos. Sendo a família, a nossa principal influência.

Na etapa anterior pedi para você buscar compreender qual é o seu modelo financeiro. Espero que tenha feito o exercício. Porque agora vamos dar um passo além e identificar de que maneira a família influenciou esse modelo. Tire um tempo para fazer isso.

Quando você era pequeno, o que costumava ouvir dos seus pais em relação ao dinheiro? Que frases vieram em sua cabeça. Anote tudo.

Ao fazer essa análise, muito provavelmente perceberá o quanto foi influenciado pelo seu pai ou sua mãe. Não faça julgamentos sobre como seus pais o educaram. Apenas aceite os fatos.  Entenda como tudo começou e ficará mais fácil adotar um novo modelo financeiro.

Modelo financeiro da família

Agora pare e analise: de que maneira você tem influenciado o condicionamento financeira dos seus filhos? Para isso, você deve também entender o modelo financeiro do seu parceiro ou cônjuge. De posse dessa informação crie o modelo do casal ou o modelo financeiro da família. Pois, essa deverá ser a referência a ser ensinada aos seus filhos.

As influências que recebemos na infância moldam o nosso modelo financeiro e podem nos conduzir a pensamentos e hábitos autodestrutivos.

Se não está satisfeito com o seu modelo financeiro atual chegou a hora certa para mudá-lo. Busque mais informações, faça cursos, participe de eventos. Enfim, estude e coloque em prática o que aprendeu.

Porque mudando o seu modelo financeiro você será capaz de mudar a forma como está influenciando o futuro financeiro do seu filho.

Ah! Uma última dica. Vale a pena acompanhar o T. Harv Eker no Instagram (@tharveker). Além de acompanhar suas dicas valiosas, eu aproveito para manter o inglês em dia.

Se gostou desse assunto deixe um alô nos comentários. Assim podemos nos aprofundar mais em outros artigos.

01 abraço,
Fabiano Hilário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *