O que fazer quando seu filho recebe dinheiro de presente?

O que fazer quando seu filho recebe dinheiro de presente?

O artigo de hoje é bem curto, para responder de forma rápida uma dúvida que de vez em quando recebemos. Pode ser que um dia você passe por esta situação. Seu filho está fazendo aniversário (ou está em um dia especial como Natal ou Dia das Crianças) e em vez de receber algum brinquedo ele recebe dinheiro de presente.

Os motivos podem ser vários. Pode ser que a pessoa que está presenteando não teve tempo de comprar algo, não conseguiu imaginar algo ou simplesmente porque ela quer ajudar em algum sonho que seu filho está planejando.

O que fazer neste caso?

#Gratidão

Em primeiro lugar, eu sugiro que você ensine seu filho a agradecer muito e aceitar o dinheiro de presente. Ninguém é obrigado a dar presente aos outros, por mais que existam algumas “regras de etiqueta”, principalmente quando o presente é para as crianças, quando vira quase uma “obrigação social”. Mas temos que aprender a receber.

É natural que as crianças não fiquem tão empolgadas quando recebem dinheiro em vez de brinquedo, mas mostre para ela que é fundamental agradecer da mesma forma.
Depois de agradecer bastante vamos decidir o que fazer com o dinheiro, de acordo com o motivo de quem presenteou.

Dinheiro de Presente – ajudando a realizar um sonho

Se a pessoa quis ajudar em algum sonho que seu filho está planejando, então o dinheiro vai direto para a realização deste sonho. Afinal este é o desejo da pessoa que o presenteou. Guarde o dinheiro no pote da Caixinha de Natal (Sonhos) juntamente com o dinheiro que ele já havia poupado anteriormente. De preferência anote o nome de quem ajudou para que ele se lembre depois.

Se você ainda não sabe o que é a “Caixinha de Natal” ou não conhece em detalhes o nosso método dos 4 potinhos, baixe agora o nosso livro gratuito Como dar mesada para o seu filho.

[Ebook] Como dar mesada educativa para o seu filho!

Nele você vai aprender a importância de ensinar a criança a poupar para a realização dos sonhos de consumo.

E o mais importante: quando seu filho realizar o sonho, faça ele agradecer novamente a pessoa que o presenteou com o dinheiro, deixando claro que ela ajudou naquela conquista! Tenho certeza que a pessoa que o presenteou ficará muito feliz!

E se a pessoa não deixou claro o que fazer com o dinheiro?

Agora, se a pessoa deu o dinheiro porque não teve tempo de comprar algo ou porque não conseguiu encontrar algo, aí fica a seu critério decidir o que fazer. Vou te dar algumas alternativas:

  • Você pode simplesmente dividir o dinheiro entre os potes na mesma proporção que faz quando dá a mesada;
  • Você pode depositar a maior parte no pote da Caixinha de Natal e o restante dividir entre os demais potes;
  • Você pode depositar a maior parte no pote da Galinha dos Ovos de Ouro e o restante dividir entre os demais potes.

Não há resposta certa aqui. O importante é que seu filho pense a respeito e você ajude-o a decidir. Quanto mais nova for a criança, mais propensa ela estará de querer logo de imediato gastar o dinheiro. Faça ela pensar!

Por hoje é só pessoal!

Um grande abraço e até a próxima dica! 😉

Rodrigo Tomasi

Informe seu e-mail e clique no botão para efetuar o download do e-book Como dar mesada para o seu filho.

[Ebook] Como dar mesada educativa para o seu filho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *