Como ter mais tempo para seus filhos?

Está tudo tão corrido. Todos tão ocupados. Que a vida vai passando e em algum momento você percebe que passou os últimos anos no piloto automático. Casa, trabalho, paga conta, casa, trabalho, paga conta, etc. É o que Robert Kiosaki chama de  “A Corrida dos Ratos” explicada em seu livro “Pai Rico, Pai Pobre”. Aí surge a dúvida de como ter mais tempo para seus filhos.

Você já disse ou ouviu alguém dizer algumas das frases abaixo?

“Não tenho tempo!”

 “Preciso de mais tempo!”

“O tempo está passando tão rápido ultimamente!”

“Precisava que meu dia tivesse 30 horas!”

“Queria ter mais tempo para dar mais atenção ao meu filho(a)!”

Imagino que a resposta seja um sonoro SIM! Pois é, parece que ninguém tem mais tempo!

Mas, a má notícia é que você realmente precisa encontrar mais tempo. Logo, se quiser educar seus filhos sobre dinheiro vai precisar de tempo para dar mesada. Conversar sobre dinheiro com ele, levá-lo no banco, brincar com jogos de tabuleiro, etc. Enfim, tudo que ensinamos aqui no Graninha Kids.

Como ter mais tempo para seus filhos

Sim, dá para conseguir mais tempo para curtir nossos filhos

Porém, a boa notícia é que você pode conseguir mais tempo! O que vou contar aqui é baseado na minha experiência pessoal. Até meu 1º filho completar 1 ano de idade eu trabalhava de 12 a 16 horas por dia e não tinha tempo para nada! E quando estava fora do trabalho ficava pensando no trabalho. Enfim, não desligava nunca! Fiz isso durante vários anos, até perceber que aquilo não era o que eu queria para a minha vida. Mas, com planejamento, foco e determinação eu consegui virar o jogo. E, hoje eu consigo ter bastante tempo para curtir meus 2 filhos, minha esposa e ainda cuidar de mim e dos meus negócios.

O tempo é um das coisas mais valiosas que podemos ter! Assim como a luz do Sol nasce para todos, todos têm o mesmo tempo disponível. O dia tem as mesmas 24 horas para todas as pessoas do planeta, independente do país ou classe social.

Vou dar algumas dicas neste artigo de como ter mais tempo para seus filhos. E, assim, você vai conseguir ser um pai mais presente na vida de seus filhos. Tudo baseado na minha experiência pessoal, ou seja, coisas que funcionaram para mim. Você pode adaptar às suas necessidades, mas procure entender a essência da mensagem que vou passar.

Então, vamos aos 8 passos para ter mais tempo para seus filhos.

Passo #1 – Tenha uma agenda detalhada dos seus compromissos

Assim como é muito difícil juntar dinheiro, se você não sabe com o que está gastando. É quase impossível ter tempo, se você não sabe como está gastando ele.

Por isso, é fundamental ter uma agenda de compromissos. Você precisa saber o que vai fazer no dia e isso precisa estar muito claro para você.

Inicialmente, minha dica é usar a agenda no próprio celular e que possa ser acessada do computador também. Existem vários aplicativos interessantes de controle de agenda. Eu atualmente uso a agenda do Google no computador e um app chamado aCalendar+ no Android, ambos integrados e sincronizados automaticamente entre o celular e o computador. Assim, se você marcar um compromisso no celular já aparece no computador, e vice-versa. Existem diversas opções para Iphone e Android.

Mãos à obra: faça sua agenda

O processo pode ser feito com papel e caneta também. Para isso, basta desenhar uma tabela com os dias da semana e dividir entre manhã, tarde e noite. Na verdade, eu de vez em quando pego um papel e caneta para reorganizar a minha agenda. Esta primeira etapa é interessante que se faça no papel. Dessa forma, faça o seguinte:

  1. Liste todas as suas tarefas da semana e defina a importância de cada uma.
  2. Agrupe as tarefas por tipo, ex: Trabalho, Pessoal, Família, Atividade Física, Lazer, etc. Depois, dê uma cor diferente para cada tipo. Isso irá facilitar a identificação. Nosso cérebro trabalha muito melhor com cores e imagens do que com texto.
  3. Separe as tarefas de rotina (horário fixo) da demais tarefas e coloque na agenda. Por exemplo, se você busca seu filho na escola todo dia às 17h, coloque na agenda. Se você faz ginástica todo dia às 20h, coloque na agenda.
  4. Agrupe as demais tarefas em blocos de tempo e coloque na agenda. Por exemplo, em vez de pagar conta todo dia, defina 1 dia na semana para fazer isso. O entra e sai das tarefas consome muito tempo e acaba com a nossa produtividade.
  5. Comece seu dia pelo que é mais importante e só passe para a próxima tarefa quando terminar a anterior.

Se você não seguir a sua agenda, vai acabar seguindo a agenda de outras pessoas. Seja você o dono do seu tempo!

Por fim, estude sobre o tema produtividade e gestão de tempo. Eu gosto muito dos livros e audiobooks do Brian Tracy e do Tim Ferris. Seguem 2 livros que podem te ajudar bastante:

  • Trabalhe 4 horas por semana – Tim Ferris
  • Eat that Frog – 21 ways to get more done in less time – Brian Tracy

Passo #2 – Defina suas metas e concentre-se nelas diariamente

Se você não sabe para onde está indo, então qualquer caminho serve” – O Gato, em Alice no País das Maravilhas

O passo anterior vai te dar mais eficiência, mas será que você está no caminho certo em direção a realizar seus sonhos? Será que você está fazendo “a coisa certa” ou somente “fazendo certo as coisas”? Ou você nem sabe quais são seus sonhos?

Imagine que você é o comandante de um navio transatlântico, que vai fazer uma viagem de vários dias pelo oceano. A viagem está tranquila. Você vai dormir um pouco e deixa uma pessoa em seu lugar pilotando o navio. Quando você retornar ao seu posto, qual é a primeira coisa que irá fazer? É claro, você vai confirmar se o navio continua na rota certa!

Logo, o mesmo acontece com suas metas. Você precisa saber se o seu navio está na direção certa. Se os seus compromissos da semana vão te ajudar a conquistar suas metas.

Mãos à obra: defina suas metas

Pegue papel e caneta e faça o seguinte:

  1. Escreve as suas principais metas para os próximos 12 meses, em ordem de prioridade. Não existe uma quantidade ideal. Pode ser somente uma ou 10 metas. Use a técnica SMART para facilitar.
  2. Depois, agrupe as metas por tipo. Por exemplo, dinheiro, carreira, saúde, relacionamentos, diversão, etc.
  3. Para cada meta, pegue uma folha de papel e escreva as tarefas necessárias para realizar aquele sonho.
  4. Agora, escreva quais tarefas você vai fazer HOJE para realizar seu sonho. Coloque na agenda.
  5. Repita o processo diariamente logo que acordar.

Gosto muito de um livro chamado O segredo dos homens mais ricos do mundo”, de Steven K. Scott. Ele te ajuda a definir seus sonhos e metas e planejar as tarefas necessárias para realizar. Uma vez feito esse planejamento, basta seguir o passo anterior e colocar as tarefas na sua agenda.

Passo #3 – Diminua o tempo gasto com redes sociais, mensagens, jornais e TV

Um dos maiores ladrões de tempo na era da Internet são as mídias sociais e aplicativos de mensagens, por exemplo  o WhatsApp. A TV já está perdendo espaço para o Youtube e Netflix, mas ainda consome boa parte do tempo das pessoas.

Quer ter mais tempo? Pratique a dieta da informação, segue algumas dicas:

Desconecte-se

Olhe o seu WhatsApp, e-mail e redes sociais apenas 1 vez por dia, em um horário determinado. Coloque na sua agenda. Desligue TODAS as notificações do seu celular. Quando você quiser olhar o WhatsApp, você entra no App e olha. Oriente as pessoas mais próximas da sua nova rotina. Algumas vão te chamar de “antissocial”. Esqueça a crítica e foque no tempo que irá economizar com isso. Tempo que você poderia estar brincando com seu filho, em vez de olhar a enésima discussão política ou piada sobre o jogo de futebol que aconteceu. Não estou dizendo que você não possa fazer isso, mas não precisa ser a cada 15min ou sempre que seu celular apitar.

Programe-se

Se por conta do seu trabalho você precisar olhar as mensagens mais de 1 vez por dia, defina os horários na sua agenda em que irá fazer isso. Por exemplo, 3 vezes por dia, às 8h, 13h e 18h. Se possível tenha um chip separado para o trabalho, para conseguir separar o tempo destinado ao trabalho e o seu tempo pessoal.

Foco no mais importante

Sugiro fortemente que não comece seu dia olhando as mensagens. Isso irá tirar o seu foco da tarefa mais importante do dia. Somente depois que terminar esta tarefa olhe as suas mensagens.

Menos é mais

Não leia jornais e revistas, eles estão cheios de notícias ruins que acabam com seu dia. Lembre-se que a mídia é um negócio que ganha dinheiro  vendendo anúncios, então o trabalho dela é manter você ligado o dia inteiro para ver os anúncios. E, como as notícias ruins atraem mais a atenção das pessoas do que as notícias boas, adivinha o que passa mais no jornal? Bingo! Só desgraça! Se você realmente precisa – por conta do seu trabalho – ou faz muita questão de “manter-se bem informado”, reserve um tempo na sua agenda para isso, mas faça somente 1 ou 2 vezes por dia.

família ocupada

Acredite, esse simples passo vai te dar muito mais tempo livre no seu dia! Adote esta prática e depois me conte os resultados! 

Passo #4 – Acorde mais cedo para planejar o seu dia

Uns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo e trabalhamos duro para consegui-lo.” – Abílio Diniz

Como ter mais tempo para seus filhos? Simples, acorde mais cedo!

Acorde 1 hora ou 1h30min mais cedo do que todos na sua casa. Use este tempo para organizar sua agenda, visualizar suas metas, meditar, praticar algum exercício físico, ler e estudar.

É impressionante a diferença que isso pode fazer na sua vida! Quando todos estiverem acordando, você já está voando!

Cada pessoa tem uma necessidade de sono diferente, variando na média entre 6 a 9 horas por dia. Entretanto, se você deixar claro para o seu subconsciente antes de dormir que você é grato pelas X horas de sono que vai ter e que vai acordar descansado e disposto, você provavelmente acordará descansado e disposto. Se você for dormir com a sensação de “Ai meu Deus, já é meia noite e tenho que acordar às 6h da manhã. Vou dormir apenas 6h e com certeza vou acordar cansado”, adivinha o que vai acontecer? Acertou! Você vai acordar cansado e seu dia vai ser péssimo!

Enfim, recomendo muito o livro The Miracle Morning” (“O milagre da manhã”), do Hal Elrod. Ele explica detalhadamente como você pode praticar um ritual diário todas as manhãs e ser mais feliz e produtivo com isso. Eu pratico o meu ritual da manhã há anos e posso dizer sem sobra de dúvidas que isso faz toda a diferença!

Passo #5 – Cuide do seu corpo e da sua mente

“Quem não tem tempo hoje para cuidar da saúde terá que arranjar tempo depois para cuidar da doença” – Dr. Lair Ribeiro.

Adote hábitos de vida mais saudáveis. Um corpo saudável e uma mente sã vão te ajudar a ser mais produtivo e, consequentemente, ter mais clareza mental e tempo livre:

  • Pratique exercícios físicos regularmente. Pode ser uma caminhada rápida na rua ou alongar seu corpo ao acordar.
  • Coma alimentos saudáveis e não industrializados: frutas, verduras, legumes, sementes, etc. Retire ou diminua drasticamente a quantidade de açúcar e carboidratos refinados (pão, biscoito, massas brancas, etc.) da sua alimentação.
  • Consulte um nutricionista ou nutrólogo e faça uma suplementação adequada de vitaminas e minerais, de acordo com as suas necessidades.
  • Beba bastante água, de preferência alcalina.
  • Evite comer 2 horas antes de dormir. Se for dormir de barriga cheia vai atrapalhar seu sono.
  • Faça meditação ou qualquer outra forma de manter a mente em silêncio por um tempo. Com isso, irá acalmar a sua mente e te dar mais clareza mental para se concentrar no que é importante. Além de fazer você controlar melhor as emoções negativas (ex: raiva, medo, ansiedade, etc.), focando sua atenção no presente. Atualmente, eu faço meditação guiada usando o app Headspace (em inglês). Existem opções boas em português também, é só procurar na loja de aplicativos do seu celular. Ou então, basta ficar em silêncio por 5 minutos, fechar os seus olhos e se concentrar na sua respiração.

Passo #6 – Tenha fontes de renda passiva para trabalhar menos

Muitas pessoas gastam dinheiro que não têm, para comprar coisas que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam” – Will Smith

A maioria das pessoas passa a maior parte do dia trabalhando demais em algo que não gosta, para agradar pessoas que não gosta, para pagar por coisas que não precisa. Então, se você quer ter mais tempo livre, vai precisar diminuir o tempo que gasta com este trabalho.

Como fazer isso? Criando fontes de renda passiva!

Use a sua conta da educação financeira para aprender sobre investimentos e formas de geração de renda passiva, isto é, dinheiro que cai na sua conta sem você estar trabalhando. Estude! Se não tem tempo para estudar, veja o passo 7 a seguir.

Antes de mais nada, monte uma carteira diversificada de investimentos para o longo prazo. Essa carteira deve conter ações de boas empresas, títulos públicos, imóveis físicos, fundos imobiliários, moeda forte e ouro. Por fim, use o princípio do pague-se primeiro e faça depósitos periódicos na sua conta da Liberdade Financeira, para fazer o montante crescer e o poder dos juros compostos trabalhar para você.

Coloque o dinheiro para trabalhar para você, e não o contrário!

Maiores detalhes você pode encontrar no nosso livro gratuito “Como dar mesada para seu filho. O primeiro capítulo é para os pais e tem dicas muito valiosas.

ebook Graninha Kids

Além da leitura do nosso livro, sugiro também o livro Os Segredos da Mente Milionária”, de T Harv Eker. Adoro esse livro!

No mais, recomendo também contratar um assessor financeiro para lhe ajudar com as decisões de investimento. Existem diversas empresas na Internet que entregam por um custo muito baixo relatórios semanais ou mensais com indicações de investimento. Vale muito a pena!

Passo #7 – Use o tempo ocioso para estudar

The more you Learn, the more you Earn” – Warren Buffet (tradução livre: “Quanto mais você aprende, mais você ganha”).

Nota: não sei se esta frase veio realmente do Buffet, pois já ouvi de diversos autores mais velhos que ele. Mas, como o velhinho de Omaha é uma lenda vamos dar este crédito para ele.  

Este ditado americano ilustra tudo! E o ganhar mais aqui não é só dinheiro, é em todas as áreas da sua vida! Inclusive como já mencionei na questão da produtividade e gestão do tempo.

Você precisa estudar sempre! Não no sentido de ir para a escola e ficar sentando ouvindo alguém falar. Apesar disto ser necessário em alguns casos, na maioria das vezes o auto-estudo resolve. A forma mais barata de se fazer isso é através da leitura. Por R$30,00 você tem acesso ao conhecimento de grandes mentes da humanidade descrito nos livros.

Crie o hábito de ler diariamente, por pelo menos 30 minutos, ao acordar ou antes de dormir.

Se você é como eu e não tem tanto tempo atualmente para ler, escute audiobooks enquanto está no trânsito ou fazendo tarefas repetitivas que não exijam muita concentração (ex: lavando louça, na academia, etc.). Enfim, aproveite estes momentos para escutar algum livro e aumentar seu conhecimento em algo que seja relevante para os seus sonhos!

Passo #8 – Quando estiver com seu filho, curta o momento

Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” – Dalai Lama

Por fim, viva o presente! Eu sempre digo para meus filhos que a felicidade está aqui, agora, no presente, nas pequenas coisas!

A felicidade não está no futuro, naquela viagem, naquele videogame novo, naquela casa nova, etc. E também não está mais no passado, que por definição já passou.

A vida é muito curta meus amigos! Agradeça por estar vivo e aproveite cada momento com seus filhos.

Quando estiver com seus filhos, deixe o celular de lado e curta o momento com eles. Ou seja, é melhor brincar 15 minutos intensamente com seu filho do que ficar 1 hora ao lado dele olhando o celular e preocupado com seus problemas de adulto.

Ah, e marque um horário na sua apertada agenda para curtir seu(s) filhos(as). Volte ao passo 1 e coloque este “compromisso prioritário” na sua agenda.

Gosto muito de um princípio do estoicismo denominado “visualização negativa”, que consiste em imaginar como seria sua vida se perder algo que tem hoje. Por exemplo, você já pensou que seu filho infelizmente pode morrer e você ficar sem ele? Eu sei, é trágico, mas infelizmente isso acontece com várias pessoas todos os dias e pode acontecer com você também (toc-toc-toc na madeira). Então, encare a realidade e aproveite cada minuto ao lado dele enquanto você tem tempo!

Para quem deseja conhecer mais sobre a filosofia do estoicismo, sugiro a leitura do livro A Guide to the Good Life: The Ancient Art of Stoic Joy” de Willian B. Irvine (tradução livre: “Um guia para uma vida feliz: a antiga arte do estoicismo”)

Pra finalizar

Este assunto de tempo e produtividade é muito vasto. Procurei neste artigo dar breve dicas de como ter mais tempo para seus filhos, baseado na minha experiência pessoal. Mas, se você não faz nada disso hoje, não entre em pânico! Por fim, escolha um dos 8 passos e comece a aplicar no seu dia a dia. Depois vá acrescentando os demais passos até que esteja aplicando todos.

Quero fazer um desafio para você: pratique os 8 passos que escrevi aqui por 30 dias e depois me conte os resultados! Tenho certeza que você sentirá uma enorme diferença na sua vida!

Você tem tempo! Só precisa administrar melhor a sua rotina!

Um grande abraço!

Rodrigo Tomasi

2 Comentários

  1. Avatar

    A lição principal que extraí do artigo é que sempre podemos fazer mais por nós mesmos e por aqueles que amamos! A otimização do tempo é essencial para curtir mais momentos felizes com a família! Algumas coisas eu já fazia, como a utilização de app de agenda e estudar enquanto malho. Começando a seguir as outras dicas em 3, 2, 1!!…

    Responder
    1. Avatar

      Muito bom Juliana! Continue assim, pois seu relacionamento com sua família será cada vez melhor! E não se esqueça de indicar o Graninha Kids para seus amigos e familiares. Abraços!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *