Você já explicou para seu filho porque você trabalha e como faz para ganhar dinheiro?

Olá Mamães! Olá Papais! Alguns amigos do Graninha Kids têm me perguntado: como explicar para as crianças como ganhamos dinheiro?

Seu filho(a) já pode ter feito essa pergunta:

“Pai, como você faz para ganhar dinheiro?”.

Ou então:

“Pai, por que você trabalha?” 

É normal que as crianças tenham essa curiosidade e façam essa pergunta. E é muito importante que quando ela for feita você realmente pare para explicar a seu filho. Ou se você quiser se antecipar e achar que ele já está na idade de entender, você pode ter uma conversa franca com ele.

A criança está querendo entender como as coisas funcionam, porque os pais ficam tanto tempo fora de casa, porque os adultos falam tanto de trabalho! Então essa é uma oportunidade que você terá para tornar este momento uma conversa agradável e explicar para seu filho de uma maneira que ele realmente entenda.

Este assunto até pouco tempo atrás era um certo tabu nas famílias. Só os homens trabalhavam fora e as mulheres tinham que cuidar dos filhos e da casa. Hoje isso já mudou, mas antigamente o pai chegava cansado e estressado em casa após um longo dia de trabalho e ninguém podia falar com ele.

Hoje isso é bem diferente. A sociedade mudou. Na maioria das famílias o pai e a mãe trabalham fora e as crianças têm que ficar em creches/escolas de horário integral, na casa de avós ou com babás. Não que isso seja melhor ou pior, mas é fato que é bem diferente de antes.

Vou te dar 3 dicas práticas de como explicar para as crianças como ganhamos dinheiro.

Dica 1 – A relação entre trabalhar e ganhar dinheiro

como explicar para as crianças como ganhamos dinheiroSeu filho precisa entender essa relação entre trabalhar e ganhar dinheiro, é fundamental esse entendimento.

A resposta simplista, que acredito que a maioria dos pais dá, é “ahh meu filho, tem que trabalhar!” e não fala mais nada sobre isso. E aí a criança fica com aquela ideia de “do jeito que meu pai falou, esse negócio de trabalho não deve ser muito legal não, meu pai nem quer conversar sobre isso”.

Então não perca a oportunidade de explicar isso para ele!

E é claro que tem que trabalhar para ganhar dinheiro! Tirando a chuva nada cai do céu. Mas você tem que explicar para seu filho que nós não devemos trabalhar SOMENTE para ganhar dinheiro. Se bem que 99% das pessoas só trabalha para ganhar dinheiro mesmo. É o que o Robert Kiosaki chama de “a corrida dos ratos” no livro Pai Rico, Pai Pobre (trabalha, paga conta, trabalha, a vida vai passando e nunca sobra dinheiro).

É claro que o dinheiro é fundamental! O dinheiro nos permite comprar coisas, viver experiências, fazer coisas que queremos, ou seja, paga nossas necessidades e satisfaz nossos desejos. O dinheiro é fundamental e a gente sempre deixa isso bem claro aqui no Graninha Kids.

Se você não conhece o nosso método ou ainda não baixou nosso e-book, clique na imagem para efetuar o download do e-book Como dar mesada para o seu filho.ebook Graninha Kids

Aposentar sem trabalhar?

Esses dias meu filho Vitor veio com aquelas tiradas de criança, dizendo que queira nascer com 50 anos! Eu perguntei o porquê e ele disse “porque aí eu não vou precisar trabalhar, igual a vovó!”. Percebi que ele estava com uma visão completamente errada sobre trabalho. Eu parei o que eu estava fazendo e chamei-o para conversar.

Expliquei para ele que o trabalho é muito importante, que vai nos permitir ganhar dinheiro para pagar a nossa comida, roupa, escola, viagens, etc. Mas aproveitei e expliquei para ele que também é importante trabalhar em algo que lhe dê prazer, que te realize profissionalmente e que te permita ter sucesso na sua carreira. Se você trabalha SÓ pelo dinheiro, quando o dinheiro não vier aquilo não fará mais sentido para você.

O ideal na nossa vida é conseguirmos conciliar as 2 coisas, ou seja, ter um trabalho ou negócio que a gente goste e que também tragam retorno financeiro.

A noção de vendas

como explicar para as crianças como ganhamos dinheiroEu gosto muito de explicar para meu filho que para ganhar dinheiro você tem que VENDER alguma coisa para alguém. Até para já apresentar o conceito de empreendedorismo para ele. Porque parece que se você fala que tem que TRABALHAR já é aquela visão tradicional de que tem que trabalhar para os outros, de que existe alguém que tem uma empresa e que você vai ter que trabalhar para ele.

Não que isso seja errado, mas é importante você mostrar para seu filho que existem vários caminhos possíveis (empregado, funcionário público, autônomo, empresário, atleta, artista, etc.), mas que se você tiver uma mentalidade empreendedora o caminho será mais fácil e prazeroso.

Então eu sempre falo “meu filho, você tem que vender alguma coisa”. Você pode vender o seu tempo em troca de um salário, trabalhando de empregado para alguém que tem uma empresa e que vai te pagar um salário no final do mês. Aí você já aproveita e explica para ele o que é salário.

Minha esposa é funcionária pública e recebe um salário fixo, trabalha fora de casa e tem um horário fixo. E eu sou empreendedor, tenho 4 negócios e trabalho muito de casa e na rua, então isso me permite ter um escritório em casa e despachar a maioria das coisas de casa.

Ele obviamente percebe que há uma clara diferença entre o trabalho do pai e da mãe. Um dia eu tive que explicar para ele porque a mãe dele fica o dia todo fora e eu posso ter uma flexibilidade de horário e trabalhar de casa.

Então explique para a criança que ela pode trabalhar por conta própria ou trabalhar para os outros. E que a gente trabalha para ganhar dinheiro e para realizar sonhos!

Dica 2 – Mostre o que você faz em vez de só ficar falando

como explicar para as crianças como ganhamos dinheiroA segunda dica que eu quero passar é a seguinte: mostre para seu filho o que você faz, em vez de só ficar falando de trabalho!

Leve ele no seu trabalho se você trabalha fora. Se você for empregado combine um dia com seu chefe. Se você tiver um negócio é mais fácil, veja o dia que você vai estar mais tranquilo e leve ele com você. Se você trabalha de casa é mais fácil ainda, pare um dia e mostre para ele como é a sua rotina.

Leve ele para conhecer o seu escritório, a sua fábrica, loja, etc.

Mostre tudo para ele. Explique que “é aqui que o papai trabalha, eu ajudo as pessoas assim, faço parte da equipe tal”. Assim ele vai entender melhor como funciona o trabalho e sua rotina.

A criança na maioria das vezes não entende isso. Os pais saem de casa cedo e vão trabalhar. Eu fico imaginando o que as crianças pensam, o que significa o trabalho na cabeça deles. “Meu pai sai de casa cedo para trabalhar e volta cansado”. Não tem como ela achar que o trabalho é uma coisa boa!

Então leve ele, mostre seu ambiente de trabalho, mostre o que você faz no dia a dia, apresenta seus colegas de trabalho, mostre como você ajuda as pessoas e como você e sua empresa ganham dinheiro com esse trabalho.

Dica 3 – Explique como os outros ganham dinheiro

como explicar para as crianças como ganhamos dinheiroDepois que você mostrar o seu trabalho para seu filho, comece a explicar no dia a dia as diferentes profissões para ele.

Por exemplo, se você levar ele no médico explique que você paga uma consulta para o médico, ou paga/recebe um plano de saúde que paga a consulta e aí o médico ganha dinheiro.

Se você for ao supermercado, explique ele o supermercado compra os produtos por um valor e vende por outro maior. O dinheiro que sobra é o lucro e é assim que ele ganha dinheiro.

E assim por diante. Aproveite as oportunidades para explicar como ganha dinheiro um advogado, um vendedor, um empresário, um gari, um pedreiro e todas as demais profissões que você observar.

Filho de peixe não necessariamente vai ser peixinho

Um aviso importante! Se você gosta do seu trabalho você provavelmente tem uma tendência a querer que seu filho siga seus passos. Ou o contrário, se você não gosta do seu trabalho você provavelmente vai querer seu filho longe da sua profissão.

Eu sugiro que você não faça isso e o deixe decidir por conta própria! Estimule ele a pensar, explique as diferentes profissões, explique os prós e contras de cada uma.

E cuidado com o Youtube! Um tempo atrás o Vitor me disse que queria ser jogador de futebol. Eu perguntei o porquê e ele respondeu “ah pai, eu quero ser milionário, ser igual ao Neymar, ter uma mansão, muito dinheiro!”.

Eu percebi que ele estava com um discurso muito fútil. Daí eu parei e expliquei para ele que ele poderia ter uma mansão, que não tem nada errado com isso, mas perguntei o porquê novamente pra entender melhor, se realmente era um sonho ele morar em uma mansão ou só porque ele tinha visto no Youtube.

Equilíbrio: dinheiro e paixão

Cuidado para não matar o sonho da criança. Então, expliquei que a gente não deve escolher uma profissão só pelo dinheiro. E também não deve escolher uma profissão só pela paixão.

Não adianta nada trabalhar no que você quer, naquilo que você gosta, e não ganhar dinheiro! As contas vão chegar, você não vai conseguir pagar e aí você terá uma grande chance de desistir do seu sonho! É fundamental conciliar essa relação entre paixão e dinheiro.

Ao mesmo tempo você vai desenvolvendo nele o respeito pelas outras profissões. Por mais bem-sucedido que você seja, você nunca deve desrespeitar ninguém! As pessoas mais pobres que você também têm um trabalho e ganham pouco, mas isso não faz de você melhor ou pior do que elas. Elas só estão naquela situação atualmente e podem se desenvolver e até ganhar mais do que você no futuro. É importante ele entender isso.

Para finalizar

Bem, por hoje é só! Eu queria deixar um desafio para você. Converse sobre trabalho com seu filho. Pare, chame seu filho, converse e explique para ele porque você trabalha e como você faz para ganhar dinheiro.

Leve ele no seu trabalho e converse com ele sobre as diferentes profissões no dia a dia. Com isso você estará educando seu filho para que ele tenha mais segurança no futuro. Quando ele for escolher a profissão dele ou o negócio que ele for abrir.

E, ele vai entender muito melhor essa relação entre trabalho e dinheiro, que é fundamental para a vida em sociedade.

E você? Tem alguma dica de como explicar para as crianças como ganhamos dinheiro?

Se tiver alguma experiência para compartilhar conosco é só escrever aí embaixo nos comentários, vai ser um prazer ouvir você!

Beleza galera! Um grande abraço e até a próxima!

Rodrigo Tomasi

Co-fundador do Graninha Kids

Imagens: créditos Freepick.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *